O Futuro da Hotelaria após a Pandemia

Milhares de reservas em hotéis, pousadas e hostels foram canceladas em todo o mundo. No entanto alguns países da Europa já estão abrindo suas fronteiras para o turismo e companhias aéreas começam a ganhar um novo fôlego. Confira o futuro da hotelaria após a pandemia.

O futuro da Hotelaria após a pandemia

A limpeza será mais rigorosa

Futuro da hotelaria após pandemia.

A Covid-19 já matou mais de 100 mil pessoas até o momento, impactando a economia em todos os setores e principalmente a do turismo. Assim sendo, este setor turismo será o que vai levar mais tempo economicamente para se recuperar após a pandemia.

O setor hoteleiro brasileiro deverá se adaptar à nova realidade que deve estar por vir. Isto é, o que já estão sendo implementados pela rede de hoteleira da Europa.

A pandemia Covid-19 irá impor muitos requisitos adicionais aos hotéis, pousadas e hostels. A medida que as pessoas voltarem à vida quotidiana e mesmo que a Covid-19 tenha passado, a indústria hoteleira pode não voltar a funcionar como de costume em termos de higiene, limpeza e distanciamento.

Proprietários de hotéis, pousadas e funcionários deverão se adaptar a uma nova realidade. Alguns países já até estão adaptando certificados para limpeza, como é o caso da Malásia e a Associação de Hotéis da Malásia (MAH). Desse modo, por está associação os hotéis podem ser certificados como “limpos e seguros”.

Neste momento de pandemia, ao aderir altos níveis de limpeza para garantir a segurança dos funcionários e hóspedes, você empreendedor de hotelaria irá também gerar mais valor para sua marca, bem como atrairá mais hóspedes. Portanto trate de informar nas suas redes sociais e no seu site de que o seu estabelecimento é “limpo e seguro”.

Desenvolver um plano de Limpeza

Você empreendedor de um hotel, pousada ou hostel, ganhará mais uma nova função no seu estabelecimento, ou seja, trabalhará como o(a) Gestor(a) de Limpeza. Não que isso não fazia parte antes do seu trabalho, mas agora deverá ser ainda mais fiscalizado, desenvolvido, implementado e atualizado novos planos de limpeza. Além de garantir a segurança dos seus funcionários, esses esforços serão para convencer os hóspedes de que seu estabelecimento é seguro e limpo.

O plano de limpeza deve tratar os critérios para higienizar e para minimizar as chances de um surto ou contágio no seu estabelecimento.

Certifique-se de que os planos de limpeza do seu estabelecimento estão disponíveis para todos hóspedes e potenciais hóspedes. Desse modo, fornecerá uma sensação maior de segurança e isso poderá distinguir o seu negócio dos outros.

O futuro da hotelaria após pandemia será quando as pessoas começarem a viajar e que a higiene ou limpeza poderá se tornar um dos maiores fatores de decisão na hora fechar uma reserva.

Se antes já tinha o hábito de deixar o seu estabelecimento limpo, agora deverá caprichar ainda mais na limpeza. Afinal, estamos agora falando da saúde dos seus colaboradores e hóspedes.

Superfícies agora de moveis e banheiros deverão ser limpos agora com álcool, bem como deverá deixar no seu estabelecimento um recipiente de álcool para uso dos seus hóspedes e colaboradores.

Aumente a frequência de limpeza e desinfecção em todo o estabelecimento, especialmente em áreas de alto tráfego. Por exemplo o lobby, a recepção, escadas, banheiros compartilhados, restaurante, bar, sala de estar e outras áreas de lazer. Seus hóspedes vão notar estes procedimentos, além de manter a segurança de todos, certamente será reconhecido por seus esforços.

Até que não se tenha a vacina contra a Covid-19 e que ela seja distribuída em larga escala. Você proprietário dono de hotel e pousada deverá monitorar seus colaboradores e hóspedes sobre possíveis sintomas da covid-19. Ah! E sempre deverão usar mascaras e se possível utilizar luvas também.

Quando um hóspede apresenta sintomas do coronavírus

No seu plano de limpeza deve incluir ações quando um hóspede ou funcionário é diagnosticado com sintomas do coronavírus ou outra doença infecciosa. Em situações como essas, minimizar o quanto antes o contato da pessoa doente com todos os outros hóspedes e funcionários.

Solicite que a pessoa doente use máscara. Aliás, tenha um estoque delas para oferecer aos seus hóspedes nessas situações.

Desinfete cuidadosamente quaisquer lugares que tenha sido circulado pelo indivíduo infectado e peça para ele permanecer em seu quarto. Após isso, entrem em contato com um médico ou prefeitura para saber quais as próximas a medidas a serem tomados.

Para consultas gratuitas com médicos online sobre os sintomas da Covid-19, acesse https://missaocovid.com.br/

Colocar barreiras físicas entre hóspedes e funcionários

Considere a colocação de uma barreira entre funcionários e hóspedes em locais altamente frequentados, como na recepção.

Em áreas de alimentação, distribua as mesas para que fiquem longe umas das outras. Mas se não dispõe de muito espaço para realizar estas ações, informe aos seus hóspedes para aguardar até outros saírem.

Melhorar a limpeza da cozinha e restaurante

O futuro da hotelaria após pandemia será melhorar a limpeza dos restaurantes e cozinhas dos hotéis, pousadas e hostels.

Quando os turistas começarem a viajar novamente, a higiene dos restaurantes e dos alimentos certamente será uma preocupação adicional. Redobre a limpeza em cozinhas, restaurantes, bares e forneça um treinamento adicional de higiene alimentar para os seus funcionários.

Utilizar Procedimentos de Check-in sem contato

futuro da hotelaria após pandemia será utilizar ferramentas de check-in sem contato.

Muitos hotéis já há algum tempo oferecem alguma forma de check-in online. No entanto, esses procedimentos podem se tornar mais comuns a fim de diminuir o contato humano.

Existem serviços pagos que trabalham com check-in de reserva online. Mas você poderá fazer isso gratuitamente utilizando o Google formulário ou whatsapp. Nesse caso, o interessante é enviar para o hóspede o formulário um dia antes do check-in.

Aplicar um Afastamento Seguro

O futuro da hotelaria após pandemia será aplicar um afastamento seguro.

Passado a pandemia, os hóspedes podem ainda sentir a necessidade de se distanciar dos outros por algum tempo. Portanto considere a utilização de sinalização ou outros métodos para incentivar o distanciamento em locais públicos.

O Novo Normal

Futuro da hotelaria após pandemia. Novo normal.

Até agora, o seu hotel ou pousada tem pensado em reduzir os custos tanto quanto possível. Porém nas próximas semanas e meses, teremos de aceitar esta situação como “normal” para assim aumentar o número de reservas. Estamos vivendo em uma situação única onde devemos reagir de forma rápida e socialmente responsável. Nesse sentido sempre cuidando da segurança de nossos hospedes e funcionários.

Essa nova normalidade mudará à medida que os Estados e o Governo ajustarem suas regras de distanciamento e orientações para as aberturas dos negócios. Isto é, caso eles façam a sua parte também.

Prevê-se que todas estas considerações mencionadas tenham impacto na rentabilidade do hotéis e pousadas. No entanto ainda não sabemos se estes novos padrões e procedimentos operacionais serão transitórios ou permanente. Assim como a evolução da segurança nos aeroportos mudou drasticamente após o 11 de setembro. Desse modo, o mesmo poderá ocorrer com as normas de limpeza após essa pandemia.

Independentemente da direção que as operações do hotel ou pousada tomar, o desejo de viajar sempre permanecerá forte e isto nunca irá desaparecer.

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