Em época de pandemia, cada vez mais os viajantes estarão procurando por referências online para conhecer as melhores opções de hospedagem, opiniões e custo-benefício. Então fiquem por dentro sobre o marketing para hotelaria e utilize as 8 estratégias para aumentar o número de reservas.
Que o marketing é fundamental para o sucesso de uma empresa não resta a mínima dúvida. Ainda que seja considerado como sendo algo dispensável por alguns, a estratégia empresarial tornou-se essencial para todo e qualquer negócio que visa atingir melhores resultados.
Para se tornar referência de mercado e o desejo dos hóspedes é necessário investir em estratégias de marketing digital. Além disso, estar online deixou de ser opção.
Marketing para Hotelaria
1 – Branding
Como você trabalha o branding do seu Hotel ou Pousada? Qual a percepção você pretende deixar em seus hóspedes ou potências hóspedes?
Branding (Marca) nada mais é do que a execução de estratégias para tornar sua marca positivamente reconhecida. Isto é, oferecer serviços diferenciados, reconhecidos e elogiados pelos seus hóspedes.
Tornar seu hotel, pousada ou hostel reconhecido e desejado exige muito trabalho e dedicação para aumentar a credibilidade da sua marca. Por isso, sempre que possível coloque a logo da sua marca nas fotos de postagens em suas redes sociais. Isto é, no canto inferior esquerdo ou direito.
Não esqueça de alinhar a sua logo em outras ferramentas também, como o google meu negócio, site e no perfil do whatsapp.
É interessante que no seu negócio estejam elementos associados sobre sua marca. Por exemplo, um quadro, toalha para mesa ou até mesmo um brinde para o seu hóspede.
Acima de tudo, o Branding é deixar a percepção de valor e experiência que seu serviço proporcionou na memória do seu hóspede.
2 – Crie um site
É essencial criar um site para seu hotel, pousada ou hostel. O seu site é o seu estabelecimento online, é através dele que seu potencial hóspede vai se aprofundar mais sobre o seu negócio.
Invista em um site responsivo, ou seja, adaptado para dispositivos moveis. É muito importante também que seu site tenha um botão de whatsapp. Afinal qual brasileiro hoje não usa essa ferramenta para se comunicar? Sendo assim, o Whatsapp é uma ótima ferramenta para fechar reservas.
Apresente o seu estabelecimento com um texto de boas-vindas no seu site e convide para conhecer todas a instalações e serviços.
Não esqueça de incluir fotos de alta qualidade e com ótima luminosidade dos quartos, das áreas comuns e lazer. Nesse sentido, aproveite para tirar as fotos durante o dia que estiver a luz do sol.
3 – Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é um artifício focado em produzir conteúdos interessantes para o seu público alvo, sem necessariamente vender o seu serviço. O objetivo do marketing de conteúdo é ajudar o seu público-alvo a resolver os seus problemas ou tirar suas dúvidas sobre um determinado assunto.
Então como isso pode ser aplicado no seu hotel, pousada ou hostel?
Este tipo de marketing é utilizado principalmente em blogs, mas pode ser feito também nas suas redes sociais, ebooks ou em grupos de whatsapp.
No seu blog ou redes sociais, use conteúdos relevantes que esclareça sobre as atividades turísticas da cidade onde encontra-se o seu estabelecimento.
Por exemplo: Se o seu hotel fica em Ubatuba, que tal produzir conteúdo como “as melhores praias de Ubatuba para famílias” ou “O que fazer a noite em Ubatuba?”.
Se você gera um conteúdo de qualidade e que ajuda a sanar as dúvidas dos seus potencias hospedes, isso te dará uma percepção positiva da sua marca e terá mais chances deles procurarem pelo seu estabelecimento e não do seu concorrente. Além disso, gerar maior empatia pelo seu negócio.
4 – Redes Sociais
O Brasil é um dos países que mais usam redes sociais. Se seu hotel, pousada ou hostel não está ativo das redes sociais, por certo pode estar perdendo grandes oportunidades fechar reservas.
Estar presente nas redes sociais não é mais opcional, já se tornou essencial para o crescimento dos negócios. Principalmente se você busca diferenciais competitivos do seu estabelecimento.
Também não adianta só ter conta em uma rede social e não postar nada e nem interagir com os seus seguidores. Nesse caso pode até causa uma má impressão.
Através das redes sociais você pode criar conexão com o seu público alvo, aproxima a marca e abre um canal de interação com possibilidades reais de fechar uma reserva.
É muito comum ver perfis de pousadas e hostels que possuem conta no Facebook e Instagram que nem se quer curtem os comentários dos usuários ou os respondem. No Facebook até informa o tempo de resposta que uma página leva para responder o usuário, se for o tempo de resposta for muito grande, isso poderá gerar uma má impressão.
É interessante também que entre suas postagens, não informe apenas sobre suas reservas. Como dito no marketing de conteúdo, procure também postar conteúdos sobre as atrações turísticas e curiosidades da cidade ou região onde encontra-se o seu estabelecimento. Isto é, entretenha os usuários ou seus seguidores. Afinal ninguém gosta de ficar vendo só propagandas, não é mesmo?
Se possível, peça aos seus hóspedes se poderá tirar uma foto deles em uma área de lazer do seu hotel ou pousada para postar nas redes sociais. Dessa forma, isso irá transmitir empatia e segurança em seus potenciais hospedes.
5 – Avaliações dos Hóspedes
É muito comum potenciais hóspedes pesquisarem por pousadas baseados nas avaliações de outras pessoas. Nesse sentido, o site de reserva Booking é um bom exemplo disso. Bem como as avaliações do Google ou das Redes Sociais.
Hoteis, Pousadas e Hostels bem avaliados têm alta procura, enquanto pousadas com muitas reclamações ficam sem hóspedes.
Para garantir boas avaliações, algumas medidas podem ser tomadas:
1 – Investir na qualidade do seu serviço e das instalações
A melhor propaganda é sua qualidade. Isso fará com que os hóspedes deem boas notas e deixem comentários positivos.
2 – Use fotos e vídeos que demonstre a realidade do seu estabelecimento
Nada de fotos “maquiadas” ou montadas. Isso pode enfurecer hóspedes que percebem a discrepância entre o que foi anunciado e a realidade.
3 – Responder os comentários dos hóspedes, sejam eles positivos ou negativos
Quando seu hóspede faz uma boa avaliação, agradeça e expresse seu prazer em atendê-lo bem.
Em uma avaliação negativa, expresse sua preocupação em entender as dores e transtornos que seu hóspede passou. Desse modo, utilize as críticas melhorar o seu estabelecimento.
A opinião de um hóspede é muito importante, afinal sua avaliação pode ser o ponto determinante de alguém querer reservar ou não em sua pousada.
Reserve um tempo para analisar as avaliações do TripAdvisor, Booking, Redes Sociais e Google. Se possível, adapte os serviços que esses tiveram boas avaliações e implemente no seu serviço. Também aprenda com as experiências negativas desses estabelecimentos para não correr o risco de implementar no seu negócio.
6 – Whatsapp Bussiness
O whatsapp é uma ótima ferramenta de negócios e para o setor hoteleiro não poderia ser diferente.
Você já usa em seu estabelecimento? Ótimo! Porém é o Whatsapp Business? Também conhecido como Whatsapp Corporativo ou Empresarial.
Mais de 70% das pousadas e hostels utilizam o whatsapp pessoal e não o Whatsapp Business. Se esse for o seu caso, é recomendável que migre para o Whatsapp Business. A migração não irá afetar nenhum dos seus contatos e histórico de conversar. Portanto não tenha receio de fazer este procedimento.
O Whatsapp Business além de oferecer inúmeros recursos para os negócios, também deixa tudo ainda mais profissional, além de ser totalmente gratuito.
7 – Google Meu Negócio
Google Meu Negócio é o Perfil de Negócio da sua empresa no Google.
Milhares de pessoas pesquisam todos os dias no Google por produtos e serviços, em seus smartphones, tablets ou computadores. A ferramenta online que tem como objetivo fazer com que o seu negócio apareça para o maior número possível de pessoas na internet.
Você já tem seu hotel, pousada ou hostel cadastrado no Google Meu Negócio? Caso não, cadastre-se gratuitamente e aumente a divulgação dos seus serviços, fortaleça a sua marca e atraia mais hóspedes.
8 – Tripadvisor
Sua pousada ou hostel está cadastrada no maior site de viagens do mundo? Caso não, está perdendo uma excelente oportunidade de crescer o seu negócio, afinal o site recebe em média 456 milhões de visitantes únicos mensais.
Se você deseja ter mais visibilidade para a marca do seu hotel, pousada ou hostel. Ter um perfil otimizado e monitorado no site da TripAdvisor é fundamental. Aliás, você não paga nada para divulgar o seu serviço.
Para quem não sabe, a TripAdivisor é uma plataforma de viagem que oferece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo. Por meio do site, os turistas encontram vários recursos para o planejamento de viagens. Tais como hospedagens, restaurantes e passeios turísticos.
Neste momento de pandemia, cada vez mais os brasileiros estarão mais exigentes ao reservar sua hospedagem e a opinião de outros viajantes conta muito nessa decisão. Desse modo, a TripAdvisor é uma ótima ferramenta para aumentar a reputação da marca do seu estabelecimento.
Qual dessas estratégias de marketing para hotelaria você já as utiliza no seu estabelecimento? Qual ainda não usa mais que pretende utilizar? Deixe aí nos comentários e ajude com mais sugestões para publicarmos futuramente em nosso blog.